Aprenda a fazer tarte tatin...hum mas que sabor!

A torta francesa que cá entre nós é perfeita. Acompanhe o passo a passo na íntegra no programa do dia 21.09 no TV Claret Play.

21/09/2017 15:18

TARTE TATIN

Massa

Ingredientes

- 180 g de farinha de trigo

- 35 g de açúcar de confeiteiro

- 1 pitada de sal

- 120 g de manteiga sem sal (em cubos bem gelada)

- 1 ovo (gelado)

Massa

Modo de fazer

Misture a farinha o açúcar e o sal em uma vasilha, acrescente a manteiga gelada, misture delicadamente com a ponta dos dedos até obter uma farofa. Agregue o ovo inteiro e  misture tudo rapidamente, formando uma bola de massa. Retire da vasilha, envolva toda a massa em filme plástico e leve a geladeira por 30 minutos.

Retire da geladeira, abra a massa com um rolo no tamanho da frigideira ou forma que utilizar, cubra novamente com filme (deixando aberta em uma outra forma) e leve a geladeira novamente enquanto prepara a cobertura.

Cobertura

Ingredientes

- 5 maçãs (verdes, Fuji ou Gala)

- suco de ½ limão

- 1 xícara de açúcar

- 80 g de manteiga

Cobertura

Modo de fazer

Descasque as maçãs, retire as sementes e corte em quatro partes. Regue com o

limão e reserve. Em uma frigideira (que possa ir ao forno), ou em uma forma de alumínio de 23 cm (colocada direto na boca do fogão), coloque o açúcar e a manteiga e leve ao fogo médio para derreter, mexendo somente de vez em quando.

Quando começar a dourar e espumar, desligue o fogo e arrume todas as maçãs de maneira que fiquem todas bem juntas. Ligue o fogo novamente e deixe cozinhar por 5 minutos em fogo médio. Desligue o fogo.

Montagem

Retire a massa da geladeira, cubra toda a frigideira ou forma, e com um garfo, dobre toda a borda para dentro. Leve para assar em forno pré aquecido a 200º por aproximadamente 30 minutos, ou até dourar a massa.

Retire do forno, aguarde 5 minutos e desenforme (vire) sobre um prato. As maçãs ficarão por cima e a massa embaixo. Sirva acompanhada de sorvete de creme ou chantilly.

 

Bom apetite !

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.


" " " " " "