Dica de Leitura
10/03/2010 - 09h05
Da Redação da TV Claret
A prefeitura de Rio Claro iniciou a retirada de árvores que expõem próprios públicos a riscos, inclusive estruturais, bem como aqueles que cresceram em espaços públicos e outros logradouros, oferecendo risco tanto para veículos como – e principalmente – para os pedestres, especialmente em área de grande fluxo de pessoas.
A ação ganhou força após a queda de um enorme eucalipto na pequena praça localizada em frente o Cemitério Municipal, há algumas semanas. A árvore, com mais de 20 metros de altura, caiu sobre o gramado da área e destruiu uma pequena construção de alvenaria utilizada, em dias úteis, por Centros de Formação de Condutores. A tragédia só foi evitada porque o fato ocorreu num final de semana e não havia pessoas por perto no momento em que o eucalipto arremessou ao chão.
Na segunda-feira, 8, equipes trabalharam na remoção de algumas árvores – fícus e sibipirunas que cresceram no entorno do Mercado Municipal. Cerca de 10 dessas árvores serão eliminadas e, oportunamente, substituídas por outras, que garantam boa sombra, mas tenham porte e características adequadas ao local. No caso do Mercado, o corte anunciado é inevitável e leva em conta os danos que as espécies, depois de formadas, causam nas estruturas, rompendo encanamentos e tubulações com suas raízes que se expandem descontroladamente. Outro problema que se verifica no Mercado Municipal é a grande quantidade de folhas depositada sobre os telhados, inviabilizando o escoamento da água de chuva e provocando infiltrações e entupimentos.
Em geral, as arvores a serem retiradas de alguns pontos da cidade são velhas, estão comprometidas pela presença de cupins e encontram-se na fase final de seus ciclos de vida, o que potencializa a possibilidade de acidentes graves, com vítimas, em situações de quedas espontâneas ou ocasionadas por ventanias e chuvas fortes. “Assim, embora valorizemos a arborização é preciso ponderar também sobre a importância da vida humana”, justifica o secretário de Agricultura, Carlos Alberto Teixeira De Lucca.
A propósito dos cortes que estão sendo realizados na área do Mercado Municipal é notório, também, que a prefeitura vem promovendo ações de revitalização daquele tradicional e histórico centro de compras. “Portanto, são ações que se complementam e fazem parte do projeto mais amplo de recuperação daquela área”, conclui De Lucca.
Nenhum comentário para esta notícia. Seja o primeiro a comentar.
Elvis Presley Cover faz show gratuito no sábado
Soropositivos têm relação afetiva estável e trabalham normalmente
Claudio de Mauro não será candidato nessas eleições
Banda dos Ferroviários toca sábado no Festival
Rio Claro encara Casa Branca na semi final do basquete dos Regionais
© Copyright 2008 - Rede Claret de Comunicação | Desenvolvimento: Claretiano Web Center | Entre em contato